sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Criança Angolana






Tema:A Beleza na Diversidade
Poema da criança negra
(Escrito por uma criança Angolana)

Quando eu nasci, era Preto;
Quando cresci, era Preto;
Quando pego sol, fico Preto
Quando sinto frio, continuo Preto
Quando estou assustado, também fico Preto.
Quando estou doente, Preto;
E, quando eu morrer, continuarei preto!

E você, cara Branco,
Quando nasce, você é Rosa;
Quando cresce, você é Branco;
Quando você pega sol, fica Vermelho;
Quando sente frio, você fica Roxo;
Quando você se assusta fica Amarelo;
Quando está doente, fica Verde;
Quando você morrer, você ficará Cinzento.

E você vem me chamar de Homem de Cor??!!

in http://www.pragentemiuda.org 

sábado, 22 de outubro de 2011

Voo de regresso


DT650 - Transportes Aéreos Angolanos


Partida hoje, 22 de Outubro, pelas 22 horas, com destino a Lisboa, chegada pelas 5:10 horas.



Encontro final de curso. Quartel do Zango, Viana, província de Luanda.




quarta-feira, 19 de outubro de 2011

E a missão chega ao fim...


A acção de formação está a chegar ao fim. O pessoal parece satisfeito e preferiram-se manter no quartel do Zango, com melhores condições que a Escola Nacional de Bombeiros em Viana. Representantes das provinciais de Luanda, Cabinda, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Bié, Benguela, Kuando Kubango e Cunene conviveram durante  3 semanas, trocando experiências e conhecimentos na área da protecção civil.

Na próxima sexta-feira, 21 de Outubro, teremos a cerimonia oficial de entrega de diplomas e de documentos com a matéria ministrada.
E o regresso a Portugal, ao frio e à chuva, será no dia seguinte, pelas 22 horas e com chegada pelas 5 horas da manhã ( e eu que pensava que as aeronaves não podiam sobrevoar Lisboa durante a noite...).

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Incêndio em armazem da Sonangol


Assistimos a tudo da ilha de Mussulo. A coluna de fumo era tão extensa que praticamente envolvia toda a zona central da cidade de Luanda..


"Um incêndio de grandes proporções deflagrou ontem, 8 de Outubro, às 14 horas,  nas instalações de aditivos para o tratamento de lubrificantes derivados de petróleo, pertencentes à Sonangol, localizadas na comuna do Ngola Kiluanje, município do Sambizanga, nas proximidades da Refinaria de Luanda.


Em declarações à Angop, o porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Faustino Sebastião, disse que várias unidades de bombeiros dotadas de viaturas pesadas de combate a incêndios tentavam controlar o sinistro.O responsável não precisou o número de efectivos e meios em acção e a existência ou não de  vítimas humanas.
Até ontem às 20 horas ainda era visível uma grande  fumaça a longa distância devido ao facto dos produtos ali armazenados serem altamente inflamáveis, como óleos diversos, mas o efectivo dos bombeiros continuava empenhado na total extinção do incêndio.
Por questões de segurança e com vista a facilitar a intervenção dos bombeiros, a Polícia Nacional interditou a via principal que liga o município do Cacuaco, a partir da Refinaria, e da Cimangola, no sentido contrário. O vice-ministro do Interior para Protecção Civil e Bombeiros, Eugénio Laborinho, presente no local, assegurou que tudo estava a ser feito para conter o incêndio. Entidades particulares, portadoras de camiões cisterna de água, também ajudavam a debelar o fogo. Até ao fecho da nossa edição, ainda eram desconhecidas as causas e os danos globais causados pelo incêndio. "

in Jornal de Angola

sábado, 8 de outubro de 2011

Mussulo

Sábado. Dia de descanso. E por que não um salto até à praia. Três vezes em Angola e sem nunca ter ido a Mussulo. Uma falha grave que se veio a provar mas que foi hoje colmatada.

Saímos às 9 horas do hotel, com os atrasos da praxe (que em Angola são significativamente alargados). No ancoradouro o bote com motor de 40cv dos bombeiros esperava por nós.
Fomos muito bem recebidos pelo 2º comandante dos bombeiros de Mussulo que, com a sua imensa família, também se deslocou à praia. Fizemos base no quartel e praia debaixo de um coqueiro.

Tempo agradável, sol forte e água amena foram os condimentos para um dia agradável passado nesta restinga de 35 quilómetros originada pelos sedimentos provenientes do rio cuanza.
Chegada ao embarcadouro, junto à avenida da Samba.


A visitar e desfrutar!!!








quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Candongueiros




Retiraram-me a possibilidade de andar de candogueiro.

Amanhã, devido a um imprevisto, a viatura que nos afectaram para as acções de formação e que percorre diariamente o percurso Luanda-Viana-Zango, vai estar indisponível. Assim, para ministrar a formação, e sem existir alternativa oficial, teria de me desenrascar pelos meus próprios meios.

Uma das solução era a utilização dos serviços semi-publico-privados de Luanda, denominados candongueiros. Toyotas Hiace, provenientes de países ditos desenvolvidos, adquiridas em 2ª, 3ª, 4ª, n , mão, são postas ao serviço dos cidadãos angolanos para viagens urbanas, mais ou menos curtas.


Deslocam-se de forma caótica, ziguezagueando por entra as outras viaturas, peões indisciplinados, buracos e objectos perdidos no meio da estrada (desde pequenas pedras até contentores caídos de camiões TIR).

Por questões protocoloares, perdi esta oportunidade. :-)

domingo, 2 de outubro de 2011

Primeiras impressões


Na sala de desembarque, onde confluíram os 300 passageiros do B777, um elemento do serviço de estrangeiros e fronteiras de Angola apresentava uma folha A4, manuscrita, com um ilegível e apagado nome do formador. Fomos rapidamente encaminhados por ele para o guiché VIP e, segundos depois, estávamos no exterior do aeroporto.

À nossa espera no aeroporto 4 de Fevereiro estavam o Vitor e o Ganda, que nos trouxeram ao hotel. O oficial de ligação do MAI também teve a amabilidade de estar presente na chegada.

Desta vez acertou-se em cheio no alojamento: Hotel Celeste.


Um empreendimento turístico da responsabilidade da Polícia Nacional de Angola, deixa de rastos todos os hotéis onde fiquei nos anos anteriores. Internet sem fios, bom restaurante, piscina (minúscula mas com água em condições), quartos razoáveis (embora com pequenas janelas a 3,5 metros de altura e que dão para uma movimentadissima rua de Luanda). E o facto de estar inserido num bairro residencial da polícia, transmite-lhe uma certa segurança.


Contrariamente ao previsto, tudo está a decorrer como planeado até ao momento e as novidades têm sido todas positivas. Só um "senão": afinal no dia 17 não é feriado. :-)

África, Angola

Regresso a África
terra de contrastes
cheiro a terra
confusão, alegria
riqueza, pobreza, extremas
calma interior, no interior
irmãos
chegámos!!

Viagem





Transporte Aéreos Angolanos - TAAG
Boeing 777 - 200 ER

3 classes (claro que viajámos na confinada turística)


Bom serviço a bordo: comida e tecnologia. Neste ultimo caso é de destacar um sistema de entretenimento individual (filmes, jogos, rota permanente 3D, música, TV).



(só não percebi o porquê das luzes de cabine policromáticas e gritantes que, ostensivamente banhavam o ambiente de azul metálico e laranja "pôr-do-sol").

Rota: Lisboa, Porto, Meia Via, Faro, Casablanca, Marraquexe, Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Ghana, Togo, Benin, São Tomé e Príncipe, Luanda.

Luanda, Outubro 2011

sábado, 1 de Outubro, 22 horas
sexta, 11 horas
sábado, hora indefinida
2
1
0
Partida: sábado, 1 de Outubro, pelas 10 horas

( e perguntava alguém: se vão para sul, para Angola, porque é que vão apanhar o avião para norte??) :-)

Pelo norte de Itália

E foi um passeio memorável. Muito concentrado, num fim de semana prolongado, visitámos o eixo Milão - Veneza.

Voamos para Milão, pernoitámos no Lago di Garda (junto a Sirmione) e aproveitámos para ver as maravilhas naturais e culturais de Verona e Veneza.

O Lago di Garda e os outros lagos próximos merecem vários dias para os percorrer, de carro, bicicleta e a pé. Paisagens magníficas.